O ambiente escolar é um espaço de constante interação e desenvolvimento. A cada dia, somos desafiados a lidar com diferentes situações e pessoas, exigindo de nós habilidades e competências para construir relações saudáveis e eficazes.
Habilidades Socioemocionais: a base para o convívio social
Para além da comunicação, possuímos características que moldam nossa visão de mundo, nossas relações e a forma como lidamos com as emoções. Essas características, chamadas de habilidades socioemocionais, são essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.
Desenvolvimento Integral: o propósito da pesquisa
A aplicação da pesquisa socioemocional na escola é fundamental para o levantamento e mapeamento das habilidades socioemocionais dos alunos. Através de questionários e instrumentos específicos, podemos identificar pontos fortes e áreas que demandam atenção.
Em 2024 a SEE-MG aplicou nos 6°, 8° anos do EF e 2° anos do EM, o Questionário de Habilidades Socioemocionais do PISA, traduzido e adaptado para o contexto brasileiro com o objetivo de validar, mensurar e criar indicadores das habilidades socioemocionais de nossos estudantes. Após análises de dados específicas das respostas, foram encontrados 9 domínios que compreendem tais habilidades. Os resultados da pesquisa permitiram calcular os indicadores das habilidades socioemocionais. Quais sejam:
Perseverança e Responsabilidade:
Determinação e Organização;
Colaboração e Empatia;
Regulação Emocional;
Liderança e Assertividade;
Confiança Interpessoal;
Otimismo;
Abertura ao Novo e
Sociabilidade.
Benefícios da Pesquisa Socioemocional:
Autoconhecimento: os alunos desenvolvem a capacidade de identificar suas emoções, compreender seus pontos fortes e fracos, e reconhecer seus valores.
Empatia: a pesquisa promove a compreensão das emoções e necessidades dos outros, cultivando o respeito e a tolerância.
Saúde Mental: o desenvolvimento de habilidades socioemocionais contribui para a prevenção de problemas como ansiedade, depressão e bullying.
Melhoria no Aprendizado: alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas apresentam melhor desempenho acadêmico e maior engajamento nas aulas.
Cidadania: a pesquisa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e atuantes na sociedade.
Ao investir na pesquisa socioemocional, a escola investe no futuro dos alunos, promovendo o desenvolvimento integral e a construção de um ambiente escolar mais positivo e saudável.
Juntos, podemos construir uma escola mais rica em habilidades socioemocionais, preparando os alunos para uma vida plena e significativa!