Participação e Desempenho
A taxa de participação refere-se à razão entre o número de estudantes previstos e o número de estudantes que realizaram a avaliação. O percentual de participação deve ser de, pelo menos, 80% (oitenta por cento) para que a amostra de estudantes avaliados seja estatisticamente representativa.
Os padrões de desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelas avaliações externas somativas do Simave. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, quais sejam: Baixo, Intermediário, Recomendado e Avançado.
Como acessar as planilhas:
PASSO 1: Clique nos botões abaixo para acessar as planilhas em formato .xlsx com a série histórica de 2015 a 2023 dos resultados de participação e desempenho das Avaliações Externas Somativas do Simave, anteriormente denominadas Proeb e Proalfa.
PASSO 2: Clique em Arquivo > Fazer download > Microsoft Excel (.xlsx)
Esta planilha contém os dados da linha histórica de 2015 a 2023 dos resultados da Avaliação Externa Somativa do Simave - 2º ano do Ensino Fundamental, antigo Proalfa, por componente curricular e ano de escolaridade avaliados, tais como proficiência, taxa de participação, entre outros. Os dados estão organizados em abas contendo as informações por escolas, municípios, regionais e redes de ensino.
Esta planilha contém os dados da linha histórica de 2015 a 2023 dos resultados da Avaliação Externa Somativa do Simave - 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, antigo Proeb, por componente curricular e ano de escolaridade avaliados, tais como proficiência, taxa de participação, entre outros. Os dados estão organizados em abas contendo as informações por escolas, municípios, regionais e redes de ensino.
Materiais de apoio
Descrição dos critérios para publicação dos resultados das Avaliações Externas Somativas do Simave, antigos Proeb e Proalfa.