SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. O Saeb avalia os níveis de aprendizagem dos estudantes por meio de testes e questionários contextuais, aplicados a cada dois anos.


A última edição ocorreu em 2023, portanto, em 2024 não haverá aplicação do Saeb. Dessa forma, este é o momento de se debruçar sobre os resultados alcançados. Os resultados preliminares do Saeb 2023 estão previstos para serem publicados em 21/05/2024, conforme Portaria Inep/MEC nº 573, de 30 de dezembro de 2022. Lembrando que as escolas poderão interpor recursos no período de 21 a 31/05/2024. É recomendado ainda verificar os resultados de anos anteriores, buscando compreender toda a trajetória de desempenho dos estudantes. De posse dessas análises, professores e especialistas terão mais subsídios para a realização do planejamento pedagógico. 


O objetivo do Saeb é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Final do 2º semestre letivo

O Saeb aplica dois tipos de instrumentos de coleta de dados: os cognitivos e os contextuais. Os instrumentos cognitivos são principalmente os testes de Língua Portuguesa e de Matemática. Já os instrumentos contextuais, tratam-se de questionários aplicados a estudantes, professores e diretores. Por meio desses questionários são levantadas informações sobre: o padrão de vida dos estudantes e suas famílias; dos professores sobre as condições da escola, ou seja, sobre características e aspectos da vida escolar e social que podem interferir no desempenho acadêmico dos estudantes.

Os resultados dessa avaliação podem ser encontrados no Portal do Inep.